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Programação de Jogos com C++ e DirectX



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ISBN: 85-7522-064-0
Páginas: 400
Ano: 2005


Preço: R$ 79,00

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Resenha

A expansão contínua do mercado de jogos oferece grandes oportunidades para profissionais na área de programação. Com a constante evolução do hardware, este segmento do entretenimento eletrônico também apresenta muitos desafios, exigindo cada vez mais qualificação dos programadores, especialmente daqueles que se dedicam à programação gráfica. Este livro descreve a linguagem C++ e a tecnologia DirectX, desenvolvida pela Microsoft, que são as ferramentas mais utilizadas para o desenvolvimento de jogos com qualidade profissional.

C++ é a linguagem utilizada na maioria dos grandes projetos de jogos eletrônicos, possuindo inúmeras vantagens em relação a outras linguagens de mais alto ou baixo nível. DirectX é uma API que fornece um conjunto de funcionalidades de grande utilidade para o desenvolvimento de jogos, sendo considerada padrão na plataforma Windows. Apresenta uma interface de alto nível, permitindo acesso aos recursos avançados de hardware das placas gráficas 3D, sem a necessidade de conhecer as particularidades de cada hardware.

O livro está dividido em duas partes. Na primeira parte, consta uma visão geral da linguagem C++, desde os fundamentos até os principais aspectos da orientação a objetos. A segunda parte apresenta a API DirectX, após uma introdução aos termos e operações lógicas e matemáticas que constituem a base da programação gráfica. Serão vistos também diversos conceitos presentes na programação de jogos e aplicativos multimídia.

Este livro é destinado a todos aqueles que desejam entender os princípios da programação de jogos, além de aprofundar os conhecimentos sobre a programação gráfica.

Principais temas abordados no livro:

Parte I
- Uso de variáveis e funções em C++.
- Matrizes, strings e ponteiros em C++.
- Estruturas, classes, uniões e demais tipos de dados definidos pelo usuário.

Parte II
- Conceitos fundamentais da computação gráfica, tais como: sistemas de projeção, transformação com matrizes e modos de renderização.
- Inicialização de janelas com Win32 e criação do dispositivo de Direct3D para acessar o hardware gráfico.
- Renderização de polígonos, texturização, utilização de materiais, iluminação, efeito de neblina e transparência com Direct3D.
- Diferentes sistemas de câmera em primeira e terceira pessoas.
- Diversos modos de animação, translação, rotação e deformações por vértice com personagens 3-D animados.
- Frustum culling para otimização e redução de geometria processada no pipeline.
- Criação de sistema para geração de mapas e cenários 3-D.
- Efeitos sonoros com DirectSound.
- Reprodução de músicas com DirectMusic.

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Opinião dos leitores
felippi (campo grande) 
Avaliação:
Comentário: o livro é muito bom. Explica tudo desde os primeiros passos até códigos complexos. Mesmo para pessoas que não entendem nada do assunto, lendo-o jé podem ter uma boa noção sobre o assunto.
Dario Pires Rostirolla (Londrina) 
Avaliação:
Comentário: Mesmo reunindo um vasto sistema, com APIs, SDKs, compiladores, o programador de jogos precisa ter aonde dar início a seus estudos. Este livro é dirigido a dois usuários: aquele que pretende iniciar seus estudos no campo da programação com a melhor linguagem existente, e aquele que tenciona iniciar diretamente a programação de aplicativos 3D. Na minha opinião, a produção de games competitivos, capazes de rodar lado a lado com os principais produtos da área começa aqui, com a leitura deste livro!
Alexandre Ribeiro de Sá (São Paulo) 
Avaliação:
Comentário: Ótimo livro para quem está iniciando no DirectX! Já mexi muito com a API OpenGL e esse livro traz as informações para iniciar e/ou portar suas idéias para o DirectX de um modo claro e simples. Este já é um guia obrigatório para qualquer um que quer ou já está no mercado de games e também para aquele que está querendo desenvolver ser próprio game em casa.
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